3 de março de 2010

Pintura de parede!

Pra quem quer economizar ao máximo durante a preparação de um apartamento, a idéia é Do It Yourself , quem nunca quis pintar uma parede na vida! (rsrsrs) Ou ainda, quem nunca desistiu de pintar as paredes da casa ao ver como é caro o trabalho de muitos profissionais que encontramos...
Então! Roupa velha, um aparelho de som bem animado, e mãos à obra!


O primeiro passo é pensar em um material de qualidade, é melhor investir nisso, e ter um bom resultado, diminui no tempo, e na economia de custos adicionais.
Para a prática, Julia Niquet daqui dá o recado:

A.Rolos: os rolos de qualidade costumam ser mais grossos e fofos, por isso pintam mais e pingam menos. Use sempre rolos de fibra sintética para tintas a base de água e rolos de lã de cordeiro para tintas a base de solvente. Quanto ao comprimento das cerdas, as mais curtas são mais eficientes em superfícies lisas e cerdas longas para superfícies irregulares.

B. Pinceis: cada tamanho de pincel é compatível para um espaço específico. De 30 a 50 mm é usado em detalhes. Já de 50 a 80 mm para portas. Para pisos e paredes, o ideal é o de 100 mm. Pinces com cabo de madeira costumam ser mais confortáveis e os recortes angulares são feitos para serem usados em molduras e janelas. Quanto as fibras, elas seguem a mesma lógica dos rolos.

Depois de comprados os materiais, é hora de preparar os espaços. Primeiro cubra o chão e os moveis com jornal ou plástico. Em seguida, isole as áreas pequenas como tomadas, rodapés e cantos de portas com fita crepe.

Na hora de escolher a tinta, tambem não economize– use sempre produtpos de boa qualidade. As a base de solvente proporcionam melhor cobertura e demoram mais para secar. Já as tintas a base de água resistem melhor ao tempo, limpam mais fácil e cheiram melhor. As tintas acrílicas são as mais usadas e recomendadas. Além disso, estão disponíveis muitos tipos de acabamento como fosco, brilhoso, acetinado e para teto. Vale a pena pedir a ajuda do vendedor nessa hora. Depois de tudo selecionado,vamos botar a mão na massa!

A primeira coisa a se fazer na parede é limpar. Remova todo tipo de sujeira mofo ou pó. Em superfícies lisas, um detergente suave e água morna são suficientes. Já em paredes irregulares, o ideal é usar uma escova de cerdas duras. Caso o espaço a ser pintado seja muito brilhante, será preciso lixar – use uma lixa fina e remova o pó com um pano úmido. Verifique também se o reboco está liso e seco. Caso seja necessário, aplique com o auxílio de uma espátula ou de uma desempenadeira uma camada fina de massa corrida. Aguarde por mais ou menos duas horas e raspe com uma lixa fina ou esponja. Se a sua parede nunca foi pintada, é preciso alguns passos mais complexos. A dica, então, é chamar um profissional.

Essa então é a hora de pintar! Contudo, a parte mais divertida do processo também tem algumas regrinhas.Comece a cobertura pelo teto. Depois, siga pelos contornos da janela, portas e tomadas. Com o rolo, tente manter um movimento de W, primeiro na horizontal e depois na vertical. Repita o processo até cobrir toda a parede. Para um acabamento perfeito, o ideal é duas ou três mãos de tinta.

No fim você terá uma parede linda e alguns tostões no bolso.

É isso ai .... Obrigada!


L'Évelyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário