14 de abril de 2012

{100 anos de Robert Doisneau}

"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes! Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua". Robert Doisneau.
Vocês devem ter viso que a Google hoje mudou o logotipo para homenagear o fotógrafo francês...
Vou também falar um pouquinho, porque achei lindas as fotos dele...


O fotógrafo de Paris nasceu em 1912 em Gentilly, periferia de Paris, e dedicou sua vida profissional como um fotógrafo das ruas de Paris. Na cidade fotografou incansavelmente cenas do cotidiano e os mais diversos locais.

Depois de muitas fotos da cidade, trabalhou para a montadora Renault, no departamento de publicidade, mas foi demitido por muitas faltas ao trabalho. Depois de servir um ano na guerra (1949), Doisneau voltou  assinou um contrato com a Vogue, onde trabalhou até 1952 realizando reportagens fotográficas, muito utilizadas na época, por sua ausência de texto e facilidade na leitura visual. A partir de então começau um trabalho independente e cristalizau seu amor por Paris em suas milhares de imagens.
 Morreu em 1994, com mais de 450.000 negativos fotografados. Robert Doisneau também foi vanguardista na fotografia de famosos em seu cotidiano, como Pablo Picasso e Orson Welles. Além disso, seu caráter de retrato urbano assumiu uma importancia antropológica, pois suas fotos revelam o progresso e desenvolvimento do cidade e têm atualmente um importante cunho etnológico. 
Vogue Francesa 1952 - Outubro
Vogue Francesa Outubro - 1952
Doisneau, porém, sempre recusou que seu trabalho assumisse esse caráter de retrato social. Doisneau dizia ser uma "falsa testemunha de sua época". Sua obra fez com que ele fosse considerado um fotógrafo da "escola humanista". 
Caracterizada pelo período pós guerra, a preocupação era com o resgate da paixão e da solidariedade na França. Assim a reconstrução da auto-estima francesa muito deve às fotos que marcam por seu carisma e simplicidade.
Bom, foi isso que encontrei sobre ele, mas se vocês se interessarem, tem muuuito mais pela internet a fora.

Tenham todos uma ótima noite...

xoxo

Ps: estou apaixonada por esse cara! que óotimas fotos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário